Jeep Renegade Forum banner

Instalação de rádio amador

19K views 23 replies 8 participants last post by  CariKahn  
#1 ·
Olá a todos. Pesquisei nos fóruns uma forma eficiente de instalar um rádio amador no renegade. Finalmente encontrei e completei ontem. (O suporte de montagem da antena está atualmente pintado, estou esperando secar). A antena é uma cometa SBB2 e será fixada nas barras do teto por meio de um suporte personalizado que fiz usando sucata de aço. Postarei uma foto mais tarde, quando estiver instalada.

Primeiramente, estou usando um Yaesu FT8900, o rádio quad-band, mas apenas para 2m, 70cm por enquanto. (A antena é curta, minha garagem tem 7 pés de altura na porta, a antena estará em um ângulo).

Como meu rádio tem uma cabeça removível, vou tirar proveito disso.

Como decidi instalar o rádio no porta-malas, perto do pneu sobressalente, preciso alimentá-lo e decidi alimentá-lo diretamente da bateria. O fio começa na bateria (obviamente!) e entra na cabine por meio de um ilhó existente perto do pedal do freio (à esquerda do pedal, fácil de ver, provavelmente é o orifício de acesso para a embreagem, mas meu Renegade é um trailhawk, então não há opção manual de qualquer maneira).

Então, removi a coluna da porta na porta do motorista e encaminhei os fios para lá. (3 fios no total, +12v, alto-falante e o fio da cabeça de controle remoto).

O alto-falante está instalado sob o volante. Não sei se vai ficar lá ou não, dependendo do som final, mas gosto da ideia de tê-lo completamente escondido.

O corpo do rádio é parafusado no assoalho do porta-malas. Os parafusos de metal que o prendem também servem como minha conexão de aterramento à carroceria do veículo.

A cabeça de controle se encaixa perfeitamente sob os controles de climatização, um pouco para a direita para liberar a "roda 4wd".

O +12v é grande (8ga), mas servirá para conectar minha geladeira ARB e um painel solar montado no teto, então evitarei qualquer perda de tensão que puder evitar.

Espero que isso ajude alguém, comentários são bem-vindos com certeza, e postarei fotos da antena quando estiver concluída.

Fotos aqui para a instalação: http://imgur.com/a/ZzPE8

#4 ·
Tentei passar meu fio de energia pelo mesmo ilhó, mas não consegui colocá-lo no compartimento do motor. Estou usando 4 gauge, como você o roteou no compartimento do motor?
Removi o ilhó inteiro (fácil, empurre-o do assoalho do motorista, ele se soltará, tente não deixá-lo cair e puxe-o de volta).

Então, furei um buraco nele. Depois, empurrei o fio para cima. Na verdade, foi depois de algumas tentativas que cheguei ao lugar certo. O que posso dizer é que empurrei 2-3 pés de fio e então vi meu fio entre a bateria e o motor, e então usei um alicate de ponta fina para pegá-lo.

Finalmente, substituí o ilhó. Espero que isso ajude.

#3 ·
CQ CQ CQ DE BH5HAC BH5HAC BH5HAC K

Parabéns pela instalação bem-sucedida do rádio. YAESU FT8900 também é usado e sugerido por radioamadores e proprietários de renny aqui.

Como você planeja instalar o painel solar e é bom usá-lo? Estou curioso sobre isso.

73

#5 ·
Como você planeja instalar o painel solar e é bom usá-lo? Estou curioso sobre isso.

73
Eu tenho um painel solar de 100w, que vou instalar no telhado, ele será parafusado no rack de teto.

Funciona maravilhas. Com 100w e um controlador de carga solar, minha geladeira funciona o dia todo e a noite toda, e a bateria volta a estar totalmente carregada por volta das 10-11h do dia seguinte. É uma geladeira eficiente, no entanto, e eu deixo as janelas um pouco abertas.

Eu fiz essa configuração exata no meu Jeep Wrangler. O Wrangler agora se foi, o Renegade o substitui. Pretendo fazer a mesma coisa e ter desempenhos semelhantes.

#8 ·
Montá-lo a partir de onde o forro do teto inclina para o interruptor de luz montado no teto / espelho retrovisor não era uma opção? Poderia ter colocado um pouco de metal fino entre o forro do teto e o plástico que segura os interruptores de luz / luzes e microfone para telefone, etc.? Apenas uma ideia - pensei em usar isso para o meu equipamento, um FT8100

73 - M1TNT / ZR5DWC

#9 ·
Obrigado pela informação. Eu também removi aquela borracha, mas não consegui passá-la por aquela parte do outro lado. Vou tentar uma rota diferente em volta dela.
Eu entendo. Levei algumas tentativas, mas empurrar 60-90 cm de cabo e procurá-lo entre a bateria e o motor foi o que funcionou para mim. Do espaço para os pés, significa empurrá-lo para cima e para a sua direita. Boa sorte!

#12 ·
Ótima instalação! Tenho um Yaesu FTM-400XD na minha bancada esperando para instalá-lo.
Isso ajuda muito!

Enviado do meu Nexus 6P usando o Tapatalk
Fico feliz em ter ajudado um pouco. Não parece haver muitos exemplos de rádio amador (ou rádio CB, por exemplo, já que a instalação é semelhante) para o renegade. Queria ajudar um pouco.

E eu removi o alto-falante de trás da cobertura da coluna de direção. Em retrospectiva, o som não era bom o suficiente. Eu o coloquei acima do espelho retrovisor, aparafusei a caixa de plástico preta que fica no para-brisa. Uma diferença enorme!

#13 ·
...A antena é uma Comet SBB2 e será fixada aos rails do tejadilho através de um suporte personalizado que fiz usando sucata de aço. Publicarei uma foto mais tarde, quando estiver instalada.
Aqui está como montei uma Firestick de 10M 6 pés. Estou a pensar em comprar o novo equipamento HF Yaesu e usar a antena de afinação automática Yaesu nas barras (com boa ligação à terra) -
Image
Image
Image
Image

#14 ·
Aqui está como montei um Firestick de 10M 6 pés. Estou pensando em adquirir o novo equipamento Yaesu HF e usar a antena de ajuste automático Yaesu nas barras (com bom aterramento) -
Image

Image

Image

Image
Ótima antena e suporte! Onde você colocou o rádio? Qual rádio é esse? Você destacou a placa frontal (se houver)? Existe um alto-falante remoto?

#16 ·
Olá a todos,

Acabei de adquirir um Renegade e estou procurando instalar meu equipamento de rádio amador móvel também. Tenho uma ATAS 120A (a antena HF motorizada da Yaesu). Gostaria de saber se o aterramento de RF foi um problema? Os trilhos do teto estão bem aterrados na carroceria? Ainda não tentei removê-los e explorar. Idealmente, se estiverem, então adicionar uma barra transversal e montar antenas lá seria fantástico, apenas um VHF/UHF curto para uso diário com a opção de trocá-lo pelo meu ATAS quando estacionado.

Algum de vocês conseguiu uma instalação HF bem-sucedida?

Obrigado

Ian M0AAP

#17 · (Edited)
Olá a ambos

Eu mesmo acabei de adquirir um Renegade e também estou procurando instalar meu equipamento de rádio amador móvel. ....

Algum de vocês conseguiu uma instalação HF bem-sucedida?

Obrigado

Ian M0AAP
Olá Ian
Legal!
Agora tenho o 891 instalado na frente. A cabeça é aparafusada a um suporte de metal moldado e enfiado entre a console central, acima de onde está o seletor 4WD. O alto-falante está sentado na frente do banco do motorista, preso ao carpete com velcro. É um alto-falante Nokia e funciona brilhantemente. O equipamento está enterrado e aparafusado logo na frente de onde o pneu sobressalente fica na parte traseira, ele é aterrado diretamente em um parafuso de assento maciço, na carroceria do jipe. A energia é desligada do isqueiro traseiro, que tem a conhecida 'movimentação do fusível' na caixa de fusíveis dianteira, para fornecer energia daquele circuito de tomada de isqueiro o tempo todo. Cortei os fios e emendei-os de trás do painel esquerdo, perto da tomada do isqueiro. O equipamento está configurado para 75W e o consumo de corrente está bem abaixo da potência nominal da tomada (e também bem abaixo da potência nominal do fusível) fornecida pela Jeep no manual.

Tenho um Atlas 120 montado nas barras do teto, tive que aterrar a montagem da antena no parafuso de montagem traseiro do trilho do teto (através do 'plugue' que cobre o parafuso), com alguma trança. Isso sintoniza de 7 MHz a 50 MHz sem problemas, exceto 28 MHz com ROE ficando um pouco alto quando chove.

Notei que 40 metros é suscetível a ruído do jipe, especificamente, ele vem da melhor transmissão da GKN. Quando está em 4WD, há estática S3, assim que o jipe muda para 2WD, o ruído desaparece. É apenas em 40M e em movimento, todas as outras bandas estão bem. Ele apaga sinais fracos ou pelo menos os torna difíceis de ouvir.
Também em 28 MHz, ocasionalmente ouço QRN do sistema de direção, em certas frequências quando a roda é girada.... Claramente, existem muitos sistemas elétricos no jipe comunicando coisas, gerando sprogs por todo o lugar.

Algumas imagens:

Image

Image

isso estava funcionando Malta em 20 de um estacionamento sainsbury em Bracknell ;)
Image

Posso obter alguns close-ups do aterramento etc. se você quiser.

#18 ·
Olá Ridders,

Obrigado pela resposta detalhada e pelas fotos, muito apreciado.

Isso parece bastante bem-sucedido. Também tenho um ATAS 120 que já foi montado em uma barra de um suporte de roda sobressalente Landrover Freelander.
Fotos de como você fez o aterramento seriam bem-vindas, se tiver oportunidade.
É apenas um parafuso que sai, colocar um terminal de anel em um cabo e deslizar sobre o parafuso?
Como você passou o cabo coaxial? - abraçadeira ao longo do trilho e para baixo na lateral da escotilha?

A sua solução de energia parece muito boa, economiza a execução de energia além dos cabos de controle.

Sou muito bom em descobrir gambiarras, mas a experiência dos outros economiza horas lol!

Obrigado
M0AAP

#19 ·
Fotos de como você fez o aterramento seriam bem-vindas, se tiver oportunidade.
É apenas um parafuso que sai, colocar um terminal de anel em um cabo e deslizar sobre o parafuso?
Como você passou o cabo coaxial? - braçadeira ao longo do trilho e para baixo na lateral da escotilha?
Sim, retire a tampa de plástico, chave Allen no parafuso e através do terminal de anel e parafuse novamente. A tampa de plástico permite que a malha de aterramento suba ao lado dela. Em seguida, é aparafusado na montagem em outro terminal de anel.
Coaxial colado por dentro ao longo da barra até o final e na porta traseira bem na parte inferior da abertura em laço para cima para que a chuva não entre.

Image

Image

Image

Image

Image

#21 ·
Olá novamente Ridders, (também enviei uma mensagem privada),

Estou a fazer a minha instalação hoje, fiquei um pouco preso. Já coloquei as minhas barras Thule e aquelas montagens fantásticas sobre as quais enviei uma mensagem privada (fotos em breve para todos) e agora estou a tentar passar a minha correia de terra da montagem para aquele parafuso de fixação do carril. Tirei a tampa de plástico e encontrei o parafuso allen e afrouxei-o, mas ele não sai completamente e também há uma coisa de clip de plástico lá dentro. Acho que já percebi, preciso levantar todo o carril lateral? ou seja, esse clip está preso ao interior do carril?

Cumprimentos

Ian

#22 ·
Ignore a última publicação, descobri uma forma de avançar, tirei todo o trilho e alimentei a correia de terra por baixo da guarnição do trilho, onde ele assenta na fita de plástico. Fotos a seguir quando toda a instalação estiver concluída.

Olá Ridders, (também enviei uma mensagem privada),

Estou a fazer a minha instalação hoje, fiquei um pouco preso. Tenho as minhas barras Thule e aquelas lindas montagens sobre as quais enviei uma mensagem privada (fotos a seguir para todos em breve) e agora estou a tentar passar a minha correia de terra da montagem para aquele parafuso de montagem do trilho. Retirei a tampa de plástico e encontrei o parafuso allen e afrouxei-o, mas ele não sai completamente e também há uma coisa de clip de plástico lá dentro. Acho que já percebi, preciso levantar todo o trilho lateral? ou seja, esse clip está preso ao interior do trilho?

Cumprimentos

Ian

#24 ·
Olá...a minha preferência seria evitar, tanto quanto possível, furar buracos na carroçaria ou no tejadilho para montar a antena. Acho que consigo descobrir como encaminhar o cabo coaxial para a maioria das áreas da autocaravana. A propósito, não tenho uma escada na parte de trás da autocaravana para usar como superfície de montagem da antena.